top of page

Pimba

 É uma variedade de música popular portuguesa, e música folclórica, cujas letras frequentemente derivam de metáforas com significados sexuais ou sentimentalismos românticos simplistas.

A música pimba, tal como os restantes géneros musicais, não tem fronteiras rígidas e claras que permitam classificar objetivamente cada música, acabando, muitas vezes, por obter o epíteto quer por aceitação social, quer, frequentemente, através de subjetividade.

Os artistas mais conhecidos do género são Ágata, Emanuel, José Malhoa, Maria Lisboa, Nel Monteiro e outros mais, sendo considerado Quim Barreiros o intérprete mais bem-sucedido e aparentemente mais genuíno da música popular portuguesa.

A música pimba atingiu maior popularidade graças a programas de entretenimento emitidos por vários canais de televisão portuguesas como a RTP1, SIC e TVI.

Ao longo das últimas décadas, a música pimba instalou-se claramente como um sucedâneo e uma alternativa "económica" das tradicionais orquestras de baile ou grupos de música popular presentes nas festas tradicionais - já não é raro ver atuações de grupos musicais deste género, cuja instrumentação consiste num duo ou trio de elementos munidos de um acordeão ou sintetizador - muitas vezes, as atuações assemelham-se mais a sessões de karaoke do que a concertos propriamente ditos.

Instrumentos típicos: Vocal, Acordeão, Sintetizador, teclado, Guitarra elétrica, Baixo elétrico, Cavaquinho, Bateria e Concertina.

bottom of page